Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar e eliminar vírus e ameaças virtuais. É fundamental que além de escolher e selecionar um antivírus adequado, devemos estar sempre com o programa e as proteções atualizados. Hackers estão sempre ativos, criando novos vírus para prejudicar os milhares de usuários de internet. Estima-se que a cada mês surjam em torno de mil novos vírus, os quais estão presentes em instalações, e-mails, navegação web, downloads, links entre outros serviços.
…..o custo de implantação de uma solução corporativa de antivírus é muito menor quando comparado aos custos que podem ser gerados quando da sua não implantação….
De acordo com pesquisa realizada pela Symantec Brasil, 30% das pequenas e médias empresas brasileiras não têm antivírus. Das 70% restantes, uma grande parcela utiliza versões gratuitas de antivírus.
Esses números expõem a visão “distorcida” que as empresas Brasileiras têm sobre o uso desta importante ferramenta. Os principais motivos listados pelas empresas para a não adoção de antivírus ou a implantação de soluções gratuitas são:
- A empresa não possui registros de infecção;
- O uso de solução gratuita é a melhor solução;
- Não vê benefícios;
- Este é um custo desnecessário;
- Este produto não é para aplicação em nossa empresa.
Podemos listar algumas questões que são contrapontos para estas “verdades”:
- Como a empresa pode afirmar que não existem registros de infecção, se não possui ferramentas eficientes para efetuar esta medição?
- Antivírus gratuitos não são permitidos para aplicação em ambiente corporativo, sendo classificados como “pirataria”, e sujeitos às penalidades da legislação;
- Antivírus gratuitos não são recomendados para o ambiente corporativo, pois, possuem um baixo índice de detecção de ameaças e não possuem suporte;
- Em todos os testes feitos por organizações especializadas em segurança, os antivírus gratuitos entregam uma proteção muito menor aos seus usuários;
Alguns itens que podem ser evitados com a implantação de uma solução corporativa de antivírus são:
- Perda de produtividade;
- Lentidão na execução das atividades;
- Custos com suporte de T.I para desinfecção e reconfiguração do ambiente;
- Perda de competitividade;
- Perda ou roubo de informações;
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