Caso não se lembre já existem 2 aulinhas, você pode acessa-las nos links abaixo para re-ler ou ler pela primeira vez:
Criação e Utilização de Variáveis
Formas de leitura do teclado na programação java
Estruturas de decisão:
if e else:
if (no português "se"), como o próprio nome diz irá fazer uma parte do código se se a decisão for feita. Sua estrutura é:
if( ){
}
Onde:
if(decisão){
código realizado caso a decisão seja estabelecida}
else(no português"senão"),também tem um nome bem auto-explicativo, só pode ser colocado após as "chaves{}" do if e irá realizar uma parte do código se o a condição do if não for estabelecida.Sua estrutura é:
if( ){
}else {
}
Onde:
if(condição que não deve ser realizada para o else ser realizado){
código do if} else{
código do else}
switch/case e default
Outra estrutura de decisão, diferente da if e else, que pode ser usada as vezes deixando o código mais simples, contudo em algumas partes do código o if/else é indispensável.
Para utilizar o switch/case é necessário(também como no if/else) a criação de uma variável para a comparação (lembre-se que caso a variável seja do tipo String o valor deve estar entre aspas duplas).
Sua estrutura é :
switch(){
case _:
break;
case2 _:
break;
default:
}
Onde:
switch(variavel a ser comparada){
case valorqueavariáveldeveassumir: código caso a variável assuma esse valor
break;
case outrovalorqueavariavelpodeassumir: outro código
break;
default: código que deverá ocorrer caso a variável não assuma nenhum dos valores
}
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