Esse post vai falar um pouco sobre o que é e qual a utilidade de uma metodologia ágil que de um tempo para cá vem revolucionando o mercado de criação de softwares.
As metodologias ágeis surgiram com alguns objetivos principais que são cuidadosamente seguidos na hora da concepção do software e do projeto em si.
Alguns conceitos que devem ser levados em conta quando falamos em metodologias ágeis:
"Indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas;
Software executável ao invés de documentação;
Colaboração do cliente ao invés de negociação de contratos;
Respostas rápidas a mudanças ao invés de seguir planos."
Um destes objetivos é diminuir o tempo de espera do cliente. Ninguém gosta de esperar por muito tempo, correto? Então, através dessas novas práticas, o desenvolvimento do projeto é sem dúvidas muito mais rápido do que as metodologias antigas, por conta da sua interação com o cliente e a fácil compreensão do que deve ser feito. Softwares que antigamente demoravam anos para serem entregues para o cliente, hoje dependendo da metodologia demora até 4 semanas para ser entregue, uma renovação bruscamente notada pela sociedade, que hoje é necessitada de agilidade nos processos relacionados a tecnologia. Empresário adoraram essa inovação porque tempo é dinheiro nos negócios!
A interação com o cliente também pode ser levada em conta, pois se a equipe que estará desenvolvendo o software tem mais contato com o cliente, consequentemente eles terão uma idéia maior sobre como ele deve ser feito e quais vão ser os pontos que devem mesmo serem aplicados no software, diminuindo o tamanho porém mantendo a qualidade do mesmo. Em algumas metodologias, existem profissionais que o seu objetivo no projeto é conversar com o cliente, ver o que ele deseja e mostrar coisas que são desnecessárias no desenvolvimento do software.
O tamanho da equipe também deve ser levando em conta, pois temos tamanhos variados de acordo com a metodologia, um forte exemplo é a metodologia XP e Scrum que tem de 2 a 10 integrantes.
A simplicidade do programa também é levada em conta pois de acordo com a simplicidade vai haver melhor memorização das telas e diminuir a quantidade de cliques que o cliente vai precisar, assim, vai diminuir o tempo que o cliente irá utilizar o software, porém o software não deve ser de má qualidade, pelo contrário, ele deve ter uma qualidade totalmente superior a de softwares que não utilizam metodologias para serem feitos.
Imagem mostrando o famoso Kanbam utilizado na metodologia Scrum.
Uma característica presente em todas as metodologias é a divisão do trabalho e de etapas, diminuindo o risco de ocorrer erros no código e diminuindo o tempo que é gasto para realizar a concepção do software, modulando ele.
0 comentários:
Postar um comentário